terça-feira, 16 de setembro de 2014

ALMOÇO-PALESTRA NO INSTITUTO HISTÓRICO GEOGRÁFICO E GENEALÓGICO DE CAMPINAS


Era dia 14 de setembro de 2014, domingo passado.



Sob a presidência do Dr. Jorge Alves de Lima, o IHGGC promoveu almoço- palestra com Marco Padilha, que falou sobre Maura Moreira, a primeira cantora lírica negra a ter êxito na carreira. 


Maura Moreira nasceu em Belo Horizonte, em 1933, nunca esqueceu sua pátria, mas passou cinquenta anos de sua vida na Alemanha.  Em 1959, Maura Moreira, um dos grandes nomes da arte lírica brasileira, passou o seu primeiro período de residência na República Federal da Alemanha, contratada pela Ópera de Ulm. Foi nesse país que passou posteriormente a desenvolver grande parte de sua carreira, sobretudo depois que se tornou membro do corpo da Ópera de Colonia, em 1961. É nesse país que hoje passa os seus últimos anos, vítima de doença que lhe roubou a memória. Ela esqueceu-se de tudo, e esqueceram-se dela  Esquecida inclusive por aqueles a quem ajudou com suas obras humanitárias, quando abandonou a música para dedicar-se aos carentes de sua terra natal. Brasileiro tem memória curta, sabemos disso, mas, no que depender de Marco Padilha, ela sempre será lembrada.










Foi anunciado o musical "Viva L'Italia", que  será apresentado por grupo de jovens no teatro Castro Mendes no próximo domingo, dia 16/09/2014, às 18 horas. Vendidos ingressos que, comprados com antecedência, custam 30 reais. 





===================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário