sábado, 23 de agosto de 2014

BORGES NA CASA ONDE TUDO COMEÇOU PARA MARCEL PROUST


O Dr. Luiz Carlos Ribeiro Borges, Juiz de Direito, escritor,  vice-presidente do Centro de Ciências Letras e Artes de Campinas, além de curador da preciosa biblioteca de que o CCLA dispõe, é meu confrade na Academia Campinense de Letras. Abusando de nossa amizade, só o chamo de Borges.


Depois de tantas perdas na Academia, muita choradeira, faço questão de participar também das alegrias dos meus confrades. É uma enorme alegria saber que Borges, com seu imenso preparo cultural, esteve na casa onde Marcel Proust passou sua infância e para onde voltou, na memória, para escrever seu livro "Em busca do tempo perdido". 


Maison de Tante Leónie - Musée Marcel Proust


Mas vamos deixar que ele mesmo conte...
"Graças às fuçações de meu filho Rafael, fomos sair numa cidadezinha francesa chamada Illiers. É a Combray fictícia de Marcel Proust e por isso o nome da cidade hoje é Illiers-Combray. Ali o escritor viveu alguns anos de sua infância na casa dos tios, a qual se transformou num museu."


"Há em seu interior algumas preciosidades: a mesa de trabalho do escritor, reprodução do aparelho de chá e  da madelaine, o biscoitinho que desencadeou o processo de recuperação do passado que o escritor desenvolve em sua "Busca do Tempo Perdido".



"Há, sobretudo, o quarto e a cama onde o menino dormia. E que foi o começo de tudo:"Durante muito tempo, costumava deitar-me cedo". Pois é, foi uma jornada de peregrinação."

Sensível como é o Borges, imagino sua emoção diante de tudo isso e mais um velhíssimo exemplar de François le Champi, ao lado
da cama.




Nenhum comentário:

Postar um comentário