quarta-feira, 27 de março de 2013

UM POEMA ANGOLANO




Para  nosso conhecimento,  
um poema de Alda Lara, 
de Angola


"Quadras da minha solidão"
    Alda Lara (de Angola)



     Fica longe o sol que vi,
     aquecer meu corpo outrora...
     Como é breve o sol daqui!
     E como é longa esta hora...

     Donde estou vejo partir
     quem parte certo e feliz.
     Só eu fico. E sonho ir,
     rumo ao sol do meu país...

     Por isso as asas dormentes,
     suspiram por outro céu.
     Mas ai delas! tão doentes,
     não podem voar mais eu...

     que comigo, preso a mim,
     tudo quanto sei de cor...
     Chamem-lhe nomes sem fim,
     por todos responde a dor.

     Mas dor de quê? dor de quem,
     se nada tenho a sofrer?...
     Saudade?...Amor?...Sei lá bem!
     É qualquer coisa a morrer...

     E assim, no pulso dos dias,
     sinto chegar outro Outono...
     passam as horas esguias,
     levando o meu abandono...


Alda Lara
Escritora
Alda Ferreira Pires Barreto de Lara Albuquerque, conhecida como Alda Lara, foi uma poetisa angolana, que criou uma grande produção poética, publicada apenas após a sua morte, através da recolha dos seus poemas feita pelo seu marido. Nascimento: 9 de junho de 1930, Benguela. Falecimento: 30 de janeiro de 1962.

Um comentário:

  1. Parece-me que devemos conhecer alguns autores que
    escrevem na mesma língua que nós. Gosto muito de
    Alda Lara, cujos poemas, ou mesmo quadras, comecei a conhecer desde a reforma ortográfica. Até ali, eu
    nem sabia direito quais eram os países que usavam
    (mesmo malemá) a nossa língua portuguesa.

    ResponderExcluir